quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

lampadas economicas e sustentaveis

As lampadas fluorescentes, vendidas no mercado nos formatos tubular, circular e compacta. O tipo mais eficiente depende do ambiente que se deseja iluminar. "Para lugares que precisam de mais luz, como cozinha e área de serviço, as tubulares são mais adequadas. Já as compactas, também encontradas em tom amarelo, são indicadas para quartos e salas", afirma o engenheiro eletricista Marco Antonio Saidel, da Universidade de São Paulo (USP).
Um estudo realizado pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) revelou que as lâmpadas fluorescentes chegam a ser 79% mais econômicas e produzem 70% menos calor que as incandescentes e, com isso, reduzem a necessidade de uso de ar-condicionado e ventilador.
Para incentivar as pessoas a diminuir o consumo de energia, foi lançado nos Estados Unidos o movimento 18seconds.org (http://green.yahoo.com/18seconds/), que afirma que 18 segundos é o tempo que se leva para trocar uma lâmpada incandescente por uma fluorescente compacta.
Com o slogan "Troque uma lâmpada. Troque tudo", o movimento já contabiliza mais de 71 milhões de lâmpadas trocadas. A economia de energia gerada pela mudança evitou, nos Estados Unidos, a queima de 3,3 milhões de toneladas de carvão e a emissão de 14,2 milhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário